Blog do El Carmo


14/07/2009


OFICIAIS DE JUSTIÇA FEDERAIS

CARGO E GAE: DIRETORIA E CONSELHO DE REPRESENTANTES REÚNEM EM BRASÍLIA  

 

Atendendo à convocatória de 4 de julho a Diretoria e Conselho de Representantes se reuniram  no Hotel Nacional em Brasília. Pauta: Discussão das propostas à revisão do Plano de Cargos e Salários apresentadas pela Comissão Interdisciplinar e pelos Diretores e Secretários Gerais de Tribunais Superiores e Conselhos.

As duas proposições causaram preocupação ao Oficialato. O imprescindível Cargo do Oficial de Justiça Avaliador Federal não consta em nenhuma delas, e na proposta dos Diretores Gerais o malefício é maior, pois além de não contemplar o cargo, visa a supressão da GAE – Gratificação de Atividades Externas, conquista histórica do Oficialato alcançada na Lei 11.416/2006 após intensa mobilização dos Oficiais.

A Fenassojaf, representante nacional das Associações de Oficiais de Justiça Avaliadores Federais entende que o momento é de extrema gravidade e impõe a união de toda a classe para manter o que já conquistamos e alcançar o que ainda falta para o resgate do Cargo.

Escrito por El Carmo às 11h09
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

13/07/2009


CAMINHO DAS INDIAS

Foi indo para as Indias que, diziam os português, que Portugal descobriu o Brasil. Hoje já se sabe que os portugueses já sabiam da existência de terras a Oeste da África. Portanto, deve-se dizer que foi indo para as Indias que Portugal passou pelo Brasil. E desde então, houve um grande tráfico de navios vindos da Índia para Portugal, passando pelo Brasil, e de navios vindos de Portugal para as Índias também passando pelo Brasil. Hoje podemos dizer, que depois de longos séculos de distanciamento, ocasionado pelo declínio de Portugal, e o crescimento do colonialismo inglês naquelas terras, estamos redescobrindo as Índias, pela mão forte da novelista Glória Perez. Já é comum ouvirmos nas conversas o  famosos “are baba” “tik” que logo será “tique” o “nahim” que será “narrim” na proverbial facilidade do povo brasileiro de se apropriar de palavras estrangeiras e  aportuguesá-las, o que é muito bom e enriquecedor. Gostei muito da escolha de Chico Anísio para fazer parte do elenco do Caminho, que reputo um grande ator. Tenho minhas críticas às novelas em geral, mas não posso esquecer que este é um gênero que sempre existiu, teve seus admiradores e sobretudo tem seus mestres. Eu de qualquer forma invejo esta capacidade de escrever para todos. Quem acha que  é fácil está muito enganado. O trabalho da Glória em Caminho das ìndias está muito bom e bonito, mas, acredito, ela poderia enriquecê-lo, trazendo um pouco mais a India para nós, abordando, embora que de passagem, os indianos de  Goa, Damão e Diu que falam português. Seria uma forma de nos aproximar deles e eles de nós. Goa poderia ser a porta de entrada de nosso comércio com a India, cujo mercado, embora ainda pobre, é ambicionado por outras nações. Por outro lado, poderíamos importar de lá a tecnologia que, me parece, é um dos objetivos de alguns personagens da novela e por conseqüência da própria Glória. O Caminho das Índias não passará em vão, ou, não deve passar em vão por nossas telas.Voltarei a comentar este trabalho.

Escrito por El Carmo às 14h56
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Perfil

Meu perfil
BRASIL, Nordeste, Homem

Histórico